PostHeaderIcon EBD - Classe dos Jovens - Segundo Trimestre 2010 - Carta aos Romanos

IBJS – Igreja Batista de Jardim Santíssimo

Escola Bíblica Dominical – Classe dos Jovens

Segundo Trimestre de 2010 – Revista Compromisso – Ano CIV – 414

Carta aos Romanos – O “Evangelho” de Paulo para todos os povos – Israel Belo de Azevedo / JUERP

 

Durante este segundo trimestre de 2010, os jovens de nossa igreja tiveram a oportunidade de estudar a carta de Paulo aos Romanos. Em uma série de 13 lições, o Pr. Israel Belo de Azevedo, autor da revista Compromisso deste trimestre, destacou os principais ensinamentos de Paulo para a igreja em Roma com aplicações eficazes para a igreja ainda em nossos dias.

Iniciamos o trimestre com uma aula inaugural na qual Edna Fontana, esposa de nosso pastor, nos deu claras orientações de como deveríamos estudar a carta de Paulo aos Romanos. Foi devidamente destacada a importância de familiarizar-se com o contexto histórico e cultural da época de Paulo. Aprendemos que a comparação de diversas versões/traduções da Bíblia pode facilitar a compreensão de alguns versículos e como outras literaturas, além da revista Compromisso, poderiam dar suporte aos nossos estudos para este trimestre.

Todas as aulas foram muito produtivas, com boa participação dos alunos e repletas de debates. Alguns dos pontos mais polêmicos foram:

Os índios ainda não alcançados pelo Evangelho estão salvos?

"O evangelho começa com esta certeza: Todos (idosos, jovens, juniores, adolescentes, homens, mulheres) pecaram e estão destituídos (afastados) da glória de Deus. O evangelho não para aí: Todos os que creem são justificados [perdoados, tornados justos] 'gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus' (Rm 3.23,24)" [1]

O homem não é capaz de viver sem pecar, mas é plenamente capaz de perseguir a santidade.

"A santidade é possível porque fomos libertos da morte, que é o salário (consequência) do pecado (original). A santidade é o esforço humano para atualizar o esforço divino na cruz." [2]

Predestinação

"Vemos por partes. Deus vê todas as partes de uma vez. Para nós, a predestinação está no final, quando somos selados para a vida eterna. Para Deus, que vê todo o processo, a predestinação está no começo.

Que esta perspectiva das duas ordens da salvação nos ajude a não nos perder em discussões que se tornam estéreis por si mesmas." [3]

Minha responsabilidade de anunciar o evangelho.

"Precisamos crer que nós somos enviados por Deus para proclamar a salvação. Não perguntemos a Deus a quem ele enviará porque ele já respondeu: nós.

Precisamos viver o evangelho e anunciar o evangelho. Não basta anunciar; precisamos viver. Não basta viver; precisamos anunciar." [4]

 

Estas e outras questões foram debatidas e esclarecidas, graças ao estudo sistemático da carta de Paulo aos Romanos em 13 lições como listadas abaixo:

EBD 1 – Estou pronto para anunciar – A paixão de Paulo pelo evangelho.

EBD 2 – Salvação para todo aquele que crê – O poder do evangelho.

EBD 3 – Não há justo, nem sequer um – Um retrato do ser humano.

EBD 4 – Cristo morreu pelos ímpios – A maravilhosa graça de Deus.

EBD 5 – Andemos em novidade de vida – Como viver sob o Espírito com uma natureza pecaminosa.

EBD 6 – O que aborreço isso faço – Mentiras sobre a luta na vida cristã.

EBD 7 – Andamos segundo o Espírito – Lembranças que a cruz nos traz.

EBD 8 – Deus é por nós – Que diremos, então, diante dos desafios da vida?

EBD 9 – Para o bem dos que amam a Deus – Eis a diferença da vida cristã.

EBD 10 – A fé é pelo ouvir – Aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

EBD 11 – Culto racional – Que sacrifícios devemos oferecer a Deus?

EBD 12 – Andemos honestamente – Vivendo revestidos de Jesus Cristo.

EBD 13 – Ministrando o evangelho de Deus – Um autorretrato.

 

Depoimentos dos Alunos

“Ao estudarmos esta lição, aprendemos através da vida do apóstolo Paulo o grande privilégio que foi dado a ele de deixar de ser um perseguidor para se tornar um seguidor. Paulo conhecia os mandamentos de Deus, mas não os colocava em prática de forma correta, ele usava esses conhecimentos para perseguir os crentes.

Devemos nos policiar, pois muitas vezes deixamos a liberdade que temos de lado. Vivemos numa pressão muito grande por sermos cristãos, muitas vezes erramos quando nos calamos e não permitimos que esta salvação, que nos alcançou, alcance outras pessoas. Temos este “poder” e precisamos usar de forma correta, não podemos nos envergonhar dele.”

Rosângela Barbosa Silva (Lição 2)

 

“'Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus' Rm 3.23

Como essa palavra me fez perceber que realmente 'não há um justo sequer'. Porém, ao mesmo tempo, me fez refletir sobre a graça salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo que nos alcança de modo tão maravilhoso.

Ao pensarmos em porque muitos não recebem a graça da salvação, notamos as nossas falhas como salvos em Jesus e nos cobramos a responsabilidade de dividir tão grande amor de Deus que um dia nos resgatou e nos tornou justos pela fé em Cristo Jesus.” Amanda de oliveira Valverde (Lição 3)

“Nunca havia me ocorrido que fomos salvos da ira de Deus. Que se não fosse pelo sacrifício de Jesus na cruz, nós teríamos sofrido todo o ímpeto da fúria de Deus. Porque o pecado do homem enfurece a Deus. Mas Deus, em sua infinita misericórdia e amor, nos poupou de sua ira e nos concedeu a oportunidade de vivermos novamente em intimidade com Ele e desfrutar de uma eternidade face a face com Ele através da salvação em Cristo Jesus.”

Daniele Barbosa (Lição 4)

 

“A natureza pecaminosa do ser humano torna-se para nós, filhos de Deus, um desafio a ser superado. Andar em novidade de vida é possível! Ter esta certeza em nossa caminhada cristã se faz necessário para buscarmos um aperfeiçoamento cristão, a santificação. Por sermos naturalmente pecaminosos precisamos nos colocar, a cada dia, diante do nosso Deus, clamando pelo seu favor em nossa caminhada à santidade.”

Amanda de Oliveira Valverde (Lição 5)

 

“O livro de Romanos é rico em ensinamentos, nos ajuda a reconhecer que, apesar de pecadores, somos justificados por Jesus. As lições nos falaram sobre como devemos nos comportar diante do pecador que somos, que apesar desta condição podemos buscar crescimento espiritual através da santificação. A lição 7 nos fala que andar segundo o espírito é possível. Lembrando que o sacrifício de Cristo nos purifica e nos dá condições oferecendo possibilidades concretas de experimentar uma vida em espírito. A lição 9 – Para o bem dos que amam a Deus – nos ensina que a vontade de Deus em nossas vidas é perfeita. Nós somos limitados e às vezes não conseguimos ver o que Deus tem reservado para nós. Deus nos dá uma visão diferenciada sobre as situações que passamos. Por causa de seu grande amor, Deus nos dá forças para suportar as situações difíceis causadas por nossos erros. Ele está sempre nos protegendo, apesar de nossas escolhas erradas. Na lição 12 aprendi que o cristão deve andar em novidade de vida, a palavra do crente deve ser uma só. Devemos ser sal da terra e luz do mundo.”

Rosana C. S. Medeiros

 

Gostaríamos de agradecer a Deus a oportunidade que tivemos para estudar a carta de Paulo aos Romanos, Sua capacitação dispensada a cada um de nós para entendermos um pouco mais a Sua Palavra e desejamos que nossos estudos não se resumam ao conhecimento teórico, mas que, de acordo com Sua vontade, possamos exercitar nossa vida cristã aplicando tudo o que aprendemos durante este trimestre. Agradecemos ao pastor Gilton Medeiros por sua orientação nos assuntos dos quais tivemos dificuldades e parabenizamos o bom trabalho do Pr. Israel Belo de Azevedo e da revista Compromisso.

 

André R Fonseca
Professor da EBD - Classe dos Jovens

 

 

Fontes e Citações

[1] Azevedo, Israel Belo de. Carta aos Romanos: O “Evangelho” de Paulo para todos os povos. Revista Compromisso 2º trimestre 2010 / Ano CIV – Nº 414, JUERP. p. 21

[2] Azevedo, Israel Belo de. Carta aos Romanos: O “Evangelho” de Paulo para todos os povos. Revista Compromisso 2º trimestre 2010 / Ano CIV – Nº 414, JUERP. p. 31

[3] Azevedo, Israel Belo de. Carta aos Romanos: O “Evangelho” de Paulo para todos os povos. Revista Compromisso 2º trimestre 2010 / Ano CIV – Nº 414, JUERP. p. 41

[4] Azevedo, Israel Belo de. Carta aos Romanos: O “Evangelho” de Paulo para todos os povos. Revista Compromisso 2º trimestre 2010 / Ano CIV – Nº 414, JUERP. p. 50

Última atualização (Ter, 11 de Fevereiro de 2014 03:36)

 

PostHeaderIcon Enquete EBD

Sobre minha frequência e participação na EBD
 
Banner